O Sistema de Informações de Crédito (SCR) é um banco de dados com informações sobre operações de crédito e garantias contratadas por associados ou clientes com bancos e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central (BC).
Enquanto os cadastros restritivos (negativos) contêm apenas informações sobre valores de dívidas vencidas (em atraso), o SCR também contém valores de dívidas a vencer (em dia). Além disso, diferentemente do que ocorre nos cadastros de maus pagadores, as informações dos associados ou clientes somente podem ser consultadas no SCR caso eles deem autorização específica para a realização de consulta de seus dados.
O SCR possibilita as cooperativas de crédito, bancos e demais instituições financeiras avaliar a capacidade de pagamento do associado ou cliente, além de mostrar a pontualidade no pagamento.
Dessa forma, associados ou clientes com baixo endividamento e sem histórico de atrasos tem maior probabilidade em obter crédito, inclusive com menores taxas de juros. Já associados ou clientes com muitas dívidas, mesmo sem atrasos, podem eventualmente ser considerados como de maior risco e terem maiores dificuldades em obter crédito, inclusive com taxas de juros mais elevadas.
Vale destacar que as instituições financeiras possuem critérios próprios para conceder crédito, sendo o SCR apenas uma parte desse processo.